terça-feira, 15 de setembro de 2009

Noites de luta e reggae enchem igrejas evangélicas no Brasil


Fonte: UOL




Alexei Barrionuevo*
Em São Paulo




A atmosfera estava elétrica na igreja Renascer em Cristo na noite de "Extreme Fight". Seguidores da igreja vestiam jeans e tênis, muitos com bonés virados para trás, e se alinhavam num ringue de boxe temporário para aplaudir lutadores de jiu-jitsu de peitos desnudos.

Eles gritavam quando o favorito dos fãs, Fabio Buca, resistiu ao seu oponente após vários minutos. Eles ficaram frenéticos quando o Pastor Dogão Meira, de 26 anos, abateu o seu opositor, segurando ele com uma chave de braço por apenas 10 segundos de luta.



Depois da luta do "Extreme Fight", lutadores e público fazem oração em igreja de São Paulo



Com a multidão ainda vibrando, o pastor Mazola Maffei, vestido em calças militares e camiseta, pegou o microfone. Maffei, que também é o treinador de luta de Meira, então deixou a multidão absorta com um sermão sobre a ligação entre esportes e espiritualidade. "Vocês precisam praticar mais o esporte da espiritualidade", ele recomendou. "Vocês precisam lutar pelas suas vidas, pelos seus sonhos e ideais".

A Renascer em Cristo está entre o crescente número de igrejas evangélicas no Brasil que estão encontrando maneiras de se conectar com pessoas mais jovens para aumentar suas fileiras. De noite de luta à música reggae, de videogames a tatuadores no local, as igrejas ajudaram a fazer o movimento evangélico o movimento espiritual que cresce mais rápido no Brasil.

Igrejas evangélicas estão atraindo brasileiros para longe do catolicismo romano, a religião dominante no Brasil. Em 1950, 94% dos brasileiros disseram ser católicos, mas o número caiu para 74% em 2000. Enquanto isso, a percentagem daqueles que dizem ser evangélicos se multiplicou por cinco neste período, atingindo 15% em 2000. Um novo censo do governo deve sair no ano que vem.

Apesar da grande conexão do Brasil com o catolicismo, mais e mais brasileiros querem experimentar e escolher sua própria religião, diz Silvia Fernandes, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que escreveu um livro sobre o movimento evangélico no Brasil.

Ela disse que mais brasileiros foram atraídos para as igrejas evangélicas ou o pentecostalismo, para uma "flexibilidade na expressão religiosa". Eles vêem igrejas como a Renascer como lugares onde eles podem se expressar mais livremente e "não apenas procurar soluções para problemas pessoais, mas também encontrar um lugar para conhecer pessoas e socializar".

Meira disse que para jovens que procuram salvação, o evangelismo pode preencher uma lacuna. "Aqui eles entram na igreja, às vezes para ver uma competição de luta, recebem a palavra de Jesus Cristo, e começam uma transformação. Eles vão deixar as drogas, começar a respeitar sua família e começar a curar doenças da alma, como ansiedade, depressão, drogas, álcool e prostituição", disse.

No meio do movimento jovem, a Renascer em Cristo sofreu sua parcela de controvérsia. Os líderes da igreja, Estevam e Sonia Hernandes, voltaram ao Brasil no mês passado depois de passar vários meses em uma prisão americana por tentar entrar clandestinamente com mais de US$ 56.000 nos Estados Unidos, incluindo US$ 9.000 escondidos numa Bíblia. Eles ainda enfrentam acusações de fraude, apropriação indébita, evasão de impostos e lavagem de dinheiro no Brasil


A Renascer tenta encontrar pastores mais jovens, que podem se relacionar melhor com adolescentes. Meira é um pastor de meio período; ele também trabalha, durante o dia, em marketing para uma empresa familiar de tintas e estuda propaganda à noite.

Na noite do Extreme Fight, dezenas de jovens pairavam em volta da igreja. Na sala da frente, barracas vendiam cachorro-quente e pizza e jovens se alinhavam em um canto para fazer tatuagens com temas religiosos, como "Eu pertenço a Jesus". Na sala principal, havia videogames, um DJ tocando uma mistura de hip-hop e funk, e uma tela de projeção mostrando um DVD do Harlem Globetrotters.

Apesar de a maioria ter vindo para o evento principal, o Extreme Fight, eles deixam-se ficar. Depois de quatro lutas e do sermão de Maffei, os membros formaram pares. Um colocou sua mão na testa do outro e falou de Jesus Cristo, o outro fechou bem os olhos.

O crescimento do movimento evangélico jovem visa brasileiros de todas as classes. Na igreja Bola de Neve, jovens profissionais se misturam a outros de famílias de renda mais baixa e problemáticos.

Pastores lideram um rebanho de mais de 2.500 membros nas noites de domingo estimulados por músicas de reggae e rock, com letras religiosas projetadas em uma enorme tela.

O "apóstolo" da igreja, Rinaldo Pereira, disse que teve uma experiência próxima à morte relacionada a drogas e hepatite 17 anos atrás, antes de um evento "sobrenatural" o levar a dedicar a sua vida a Deus.

Em 1999, Pereira e outros poucos surfistas ávidos fundaram a Bola de Neve, inspirados pela ideia de que uma bola de neve começa pequena mas pode crescer e ficar grande. A igreja recebeu seu impulso inicial de um empresário de roupas de surf, que emprestou um auditório para a igreja. Precisando de um altar para sua primeira cerimônia, Pereira pegou uma prancha de surf que viu no corredor e a colocou em algumas cadeiras.

Hoje a igreja diz ter cem unidades, a maioria no Brasil. Uma delas, na Barra da Tijuca, área do Rio de Janeiro perto da praia, começou três anos atrás, com sete pessoas, e agora tem cerca de 3.000 integrantes.

Esportes e música "superam todos os tipos de limites", disse Pereira em uma entrevista.

"As pessoas podem não entrar numa igreja, mas definitivamente vão assistir a uma luta, a um campeonato de surf, a um evento musical", ele disse. "Tanto o esporte quanto a música transmitem uma mensagem para o público".

Em São Paulo, a igreja é verdadeiramente um assunto familiar. Num domingo, Pereira, de 37 anos, fez um sermão que durou três horas, ainda usando uma prancha de surf de cabeça para baixo como seu púlpito. A mulher dele, Denise, que também é pastora, aqueceu a multidão, cantando com força letras com uma banda de rock às suas costas.

No porão da igreja, o filho deles de 16 anos de idade, Nathan, liderou uma multidão de adolescentes e jovens. O pastor "em treinamento", de cabelo espetado, fez um sermão sobre Jesus Cristo com habilidade de talk-show. Em determinado momento, ele segurou um recipiente de plástico branco e estimulou os jovens seguidores a fazer doações, assegurando a eles que Deus "daria de volta em dobro" o que quer que eles oferecessem.

Escadas acima, onde seu pai fazia um sermão, um homem e uma mulher jovens tomam o palco e declaram seu amor. Pereira parabeniza pelo menos dois jovens casais por seus novos bebês, segurando-os para o alto para todos verem.

À medida que seu sermão atinge o clímax, os membros fecham seus olhos firmemente e seguram os braços, como num transe, cantando e se balançando com a música enquanto lágrimas escorrem em seus rostos.

Depois da cerimônia, Dom Luiz Bayeux, de 22 anos, contou como chegou ali. Ele cresceu num lar problemático, onde seu padrasto, um viciado em crack, morreu de Aids. Aos 13 anos, um rebelde Dom começou a sua vida no crime. Cinco anos depois, sua busca para escapar do vício o levou a muitos lugares e a várias religiões.

Depois de fracassar em um exame para entrar para as Forças Armadas, ele se lembrou de ter ouvido falar sobre a Bola de Neve. No dia em que ele chegou, o pastor disse aos membros: "Vocês estão aqui para entrar para o Exército de Jesus Cristo".

Para ele, era uma intervenção divina. "O fato de que aqui as pessoas falam a mesma língua e vivem no mesmo estilo de vida que eu foi o que realmente me atraiu a este lugar, e o que me ajudou a me manter aqui", ele disse.

*Com a colaboração de Mery Galanternick, no Rio de Janeiro

Tradução: Marcelle Ribeiro


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Jesus aceitou um casal gay e disse que alguns nascem homossexuais, segundo campanha de igreja



Fonte: Portal Terra.



Na minha opinião, um absurdo!



* * * Vejam à matéria abaixo: * * *





"Jesus era preconceituoso?" com congregações em mais de 20 países, a Igreja Metropolitana Comunitária (MCC) lança esta polêmica campanha com vários questionamentos, utilizando passagens bíblicas.


A campanha é composta por varias peças onde aparece a imagem de Jesus e citações da Bíblia.
Cinco das congregações, que ficam no Estado do Texas, lançaram os dois cartazes e querem provar com a história da Bíblia que Cristo não tinha preconceito.


Versos de Mateus (8:5-13) e Lucas (7:1-10), segundo os criadores da campanha, foram dirigidos a um centurião que era gay. Essa afirmação tem por base a palavra usada para se referir ao centurião, o termo grego "país" que, segundo a Igreja, significa parceiro do mesmo sexo.


"As pessoas que têm fé provavelmente não imaginam que Jesus não era preconceituoso, entretanto, ninguém tinha feito essa indagação antes" diz o texto no site da congregação.

Pastor que sequestrou avião no México pode ser acusado de terrorismo


* * * Infelizmente estas coisas têm que acontecer * * *

da Folha de S. Paulo



O boliviano José Mar Flores Pereira, que tomou por cerca de uma hora um avião da Aeromexico com uma falsa bomba na quarta-feira passada (9), pode ser acusado de terrorismo e sequestro pela Justiça mexicana.


Conhecido como Josmar, o fanático religioso usou uma lata de suco com fios e luzes para tomar o voo 576, que ia de Cancún à Cidade do México com outros 103 passageiros, os quais só souberam do episódio após sair do avião e de a polícia entrar em cena, sem ter havido troca de tiros.


Ele passou ontem por interrogatório na Procuradoria Geral mexicana, que hoje deve apresentar acusações. Flores, 44, também foi submetido a testes psicológicos, para determinar se padece de doenças mentais -caso em que pode ser mandado a um hospital psiquiátrico.


Flores, que tem histórico de alcoolismo, vício em drogas e roubo à mão armada, atribuiu o sequestro a uma "revelação divina" que queria transmitir ao presidente mexicano, Felipe Calderón.


A mãe do acusado contou que ele foi mandado ao México pelo pai aos 17 anos, porque não conseguia se livrar das drogas, e não voltou.


Em vídeos de pregação e canções evangélicas na web, Flores diz que se converteu à religião e se tornou pastor para abandonar o vício. Durante a ameaça de anteontem, ele presenteou a tripulação do voo 576 com suas canções em discos e DVDs.


Elisa Melgar, que se identificou à imprensa como mulher de Flores (e com quem tem três filhos), disse que ele tem transtornos mentais e que "só queria ser escutado".


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Kaká usa capacete em culto pela reconstrução da Renascer


Fonte: g1.com.br

Jogador visitou nesta segunda-feira (7) o templo destruído em janeiro.
Ele lançou pedra fundamental de prédio que ficará pronto em 2010.

O jogador Kaká colocou capacete de engenharia civil para participar, nesta segunda-feira (7), da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da reconstrução da Igreja Renascer, no Cambuci, destruída por um desabamento em 18 de janeiro deste ano.

Cerca de mil fiéis fizeram fila para tirar fotos segurando o tijolo e a pá de cimento que simbolizam a reconstrução do prédio. A cerimônia ocorreu ao ar livre, em meio às paredes que ainda apresentam sinais do desabamento.

A assessoria da igreja informou que a ainda faltam autorizações oficiais para que a obra seja iniciada. A festa marcou a primeira aparição pública dos bispos Estevam e Sônia Hernandes desde o retorno deles dos Estados Unidos.

Em 18 de janeiro, o telhado da sede caiu, matando nove fiéis e ferindo outras 106 pessoas. Laudo da Polícia Técnico Científica apontou falha de manutenção na estrutura do imóvel, que era a sede internacional da Renascer. Depois da tragédia, a sede funciona provisoriamente na Mooca, na Zona Leste da capital. A assessoria da igreja informa que a manutenção foi feita por pessoas que não seriam ligadas a Renascer.

Os Hernandes estavam detidos nos EUA por suspeita de crime de sonegação fiscal. Retornaram 15 dias antes do término do cumprimento da prisão em solo norte-americano, em 1º de agosto. Segundo a assessoria, as autoridades estrangeiras liberam o casal para cuidar do filho de 30 anos, que está internado em estado grave após ter se submetido a uma cirurgia.

A assessoria da igreja informou que o casal não daria entrevistas. O jogador Kaká, que participou no sábado (5) da vitória brasileira sobre a Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, está suspenso do próximo jogo da seleção por conta de mais um cartão amarelo que recebeu na partida em Rosário Central.

No final do culto desta segunda, pessoas que participaram do evento de oração hostilizaram a equipe da TV Globo. Ninguém ficou ferido.


domingo, 6 de setembro de 2009

A serviço de Deus Todo Poderoso


Ezequiel 3:16-21 - Mateus 28:19-20 1.

Desejo ardente de ganhar almas:

a) Jer. 20:9 – Então disse eu: não me lembrarei dele e não falarei mais do seu nome, mais isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos e estou fatigado de sofrer e não posso.

b) I Co. 9:22 – Fiz-me como fraco para ganhar os fracos.

c) Gl. 4:19 –Meus filhinhos, por quem de novo sinto dores de parto, até que Cristo seja formado em vós.

2. Que é a obra de ganhar almas?

a) Mt. 4:19 – E disse-lhes: vinde a mim e Eu vos farei pescadores de homens. (É o desejo do Senhor Jesus).

b) Rogai pois ao Senhor da Seara, que mande obreiros para Sua Seara. (É motivo de oração ao Pai, para que o trabalho seja profícuo).

c) Sl. 126:5-6 – Os que semeiam em lágrimas, segarão com alegria, aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

3. Porque devemos ganhar almas?

a) Mc. 16:5 – E disse-lhe: Ide por todo o mundo e pregai... (porque é uma ordem do Senhor Jesus).

b) Jo. 3:16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira...

c) I Jo. 3:16 – Conheçamos a caridade nisto; que Ele deu a Sua vida por nós.

d) At. 20:26-27 – Portanto no dia de hoje, protesto que estou limpo do sangue de todos...

e) I Co. 9:16-21 – Porque se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta esta obrigação, e por isso se... ( è um dever de cada Crente).

4. Quem pode ganhar almas?

a) pessoas preparadas: II Tm 2:15 - cada crente em Cristo. I Co. 2:4-5 – a minha palavra e a minha pregação não constitui em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e poder. (Pessoas que primam por ter a unção de Deus).

b) Pv. 11:30 - O fruto do justo é a Árvore da Vida, e o que ganha almas, sábio é. ( Todos quantos adquirem sabedoria de Deus, estão aptos para ganhar almas para o Seu Reino).

5. Onde podemos ganhar almas?

a)Lá fora no mundo, onde os pecadores estão.

b) Onde houver um pecador.

c)Onde estiver um crente ali há um ganhador de almas...

6. Quando podemos ganhar almas?

a) Há tempo e fora de tempo, todo o tempo, toda hora dia e noite.

b) 2º Tm. 4:2 - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo; redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina).

c)Quando estivermos passando por grandes lutas.

d) Quando estivermos cantando por uma grande vitória.

e) Quando estivermos sendo caluniados, perseguidos e atribulados.

f) Quando estivermos em plena paz, tranqüilidade, quando tudo vai bem.

7. Como podemos ganhar almas?

a) Nas campanhas evangelíscas.

b) Evangelização nos lares.

c) Distribuição de literaturas. (Se você investir na aquisição de literaturas, tais como folhetos, livretos e outros, ( Deus por certo investirá na sua vida).

d) Sendo que a forma mais eficiente é o bom testemunho. ( sua vida fala tão alto que eu não posso ouvir o que tu dizes)...

8. Como entrar no assunto?

a) Contextualizar com o ambiente sem se corromper, como o sol que alumia, preserva sem se contaminar com as coisas deterioradas.

b) Falar somente de Jesus, do Seu poder salvador, do Seu poder curador, do Seu poder batizador.

c) Libertando os oprimidos das garras do diabo.

d) Curando os enfermos, assim o campo se torna aberto para o evangelista, para você.

e) Cl. 4:6 - A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como convém responder a cada um.

f) Mt. 5:15 - Vós sois o sal da terra e a Luz do mundo:

g)O sal tempera, equilibra o sabor, preserva, da deterioração, se gasta, e mais: PROVOCA A SEDE NA PESSOA.

h) As pessoas comuns precisam consumir mais ou menos 15 gramas de sal por dia. Mas não em tempo de muito calor, ou na hipertensão arterial.

i) A qualquer momento, no organismo de uma pessoa adulta, há cerca de 90 gramas de sal.

j)Há caso que recomenda-se dieta pobre em sal, ou totalmente isenta dele. (Então para ganhar almas para o reino de Deus a pessoa precisa ser equilibrada.

9.Que nos vale ganhar almas?

a)Flp. 4:1 – Portanto meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor amados.... Dn. 12:3 –

Os entendidos pois resplandecerão como o resplendor do firmamento, e os que muito ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente.

Pastor Jorge Albertacci
www.adretiro.com.br
Um parceiro Melodia