Pode acontecer de vir alguns pensamentos negativos ou mesmo esvaziamento do fervor, devido a tantas adversidades que esta vida coloca à nossa frente; mas antes de conjecturarmos o abandono de Deus, vamos nos lembrar do seguinte: Ele não dorme, está com os Seus olhos atentos a tudo o que se passa na terra, com os seus ouvidos atentos às orações e súplicas de Seu povo e não resiste a um coração contrito. Deus opera na vida do que crê e se humilha perante Ele. É então o grande momento de Sua intervenção.
Amados, Deus está no controle de tudo. O que você está passando agora é prenúncio de uma grande vitória. Grite alto: O SENHOR PROVERÁ!!!
CAPÍTULO 1
1 – Características de Jó - Homem Íntegro; Reto; Temente a Deus; Desviava do mal.
2,3 - Recursos - Sete filhos; Três filhas; Sete mil ovelhas; Três mil camelos; Quinhentas juntas de bois (1000); Quinhentas jumentas; Mui numeroso o pessoal ao seu serviço.
3 - Este homem era o maior de todos os do Oriente.
4 – Ambiência familiar - seus filhos faziam banquetes e convidava as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
5 – Cuidado paterno na educação religiosa –
6 – Presença do Acusador
7 – Javé faz satanás confessar a sua principal atividade;
8 – Javé dá testemunho de Jó "Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal";
9,10 - Satanás questiona a fidelidade de Jó e diz que é em conseqüência de sua vida de rico;
11,12 – Deus permite que Jó perca os seus bens, menos na vida;
13-19 – Perda: Bois, jumentas, servos; ovelhas; camelos, filhos e filhas (menos os mensageiros que levavam a notícia a Jó)
20 – Comportamento após a perda: Atitude (Levantou-se); Despojamento (rasgou o seu manto); Contrição (rapou a cabeça); Reverência (lançou-se em terra); Adoração (e adorou);
2 – Reconhecimento da Soberania de Deus "Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou"; Glória a Deus "bendito seja o nome do SENHOR!";
22 – Não pecar "Mesmo na adversidade Jó não pecou".
CAPÍTULO 2
1- Outra vez a presença do Acusador;
2 - Satanás diz que rodeia a terra (não é onipresente, nem onipotente nem onisciente);
3 – Deus louva a Jó ("Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva" 2 Co 10:18 );
4 - Satanás insinua que Jó serve a Deus por sua integridade física: "Pele por pele" (provérbio da época usado entre comerciantes), e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
5 – O Inimigo sugere que Deus toque nos ossos e na carne de Jó; assim ele blasfemará contra o Criador;
6 - Para não ser pairar nenhuma suspeita de "armação" Deus permite que o próprio satanás fira a Jó;
7 - Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.
8 Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se.
9 - Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.
10 - Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.
11 – (A tribulação do crente faz seus amigos chorarem) Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que lhe sobreviera, chegaram, cada um do seu lugar: Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita; e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo.
12 Levantando eles de longe os olhos e não o reconhecendo, ergueram a voz e choraram; e cada um, rasgando o seu manto, lançava pó ao ar sobre a cabeça.
13 Sentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande.
CAPÍTULOS 3 - 41
Jó lamenta, é repreendido, tente justificar-se, reconhece a justiça de Deus, defende-se das acusações de seus amigos, admite a miséria humana, queixa-se das palavras duras dos amigos, vê ímpios gozando prosperidade (21.7), declara-se íntegro (27.4), lembra-se do seu primeiro estado, Deus se revela os Seus mistérios para ele, (38-41).
CAPÍTULO 42
RECONHECIMENTO E HUMILHAÇÃO DE JÓ
1 Então, respondeu Jó ao SENHOR e disse:
2 – Jó reconhece a soberania de Deus;
3 – Jó admite ter falado daquilo que não entendia: Deus e Suas maravilhas;
4 – Jó anela manter a comunicação com Deus para aprender com Ele;
5 – Jó ouvia falar de Deus, mas depois do sofrimento o viu de perto;
6 – Jó renuncia tudo e se arrepende de fato.
AÇÃO RESTAURADORA DE DEUS
7 – Deus condena os amigos de Jó por não terem sido conselheiros fiéis: "porque vós não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó".
8 – Deus diz aos amigos de Jó que recebe a oração do Seu servo ferido;
9 – Os amigos de Jó, Elifaz, Bildade, Zofar, fizeram como o SENHOR lhes dissera; e o SENHOR aceitou a face de Jó.
A RESTITUIÇÃO
10 - E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía.
11 - Então, vieram a ele todos os seus irmãos e todas as suas irmãs e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e cada um, um pendente de ouro.
12 - E, assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; porque teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois (2000 bois), e mil jumentas.
(Antes: Sete filhos; Três filhas; Sete mil ovelhas; Três mil camelos; Quinhentas juntas de bois (1000); Quinhentas jumentas; Mui numeroso o pessoal ao seu serviço).
13 Também teve sete filhos e três filhas (a mesma quantidade anterior – se aumentasse os filhos a restituição não teria acontecido em dobro).
14 – Nome das filhas, Jemima, Quezia e Quéren-Hapuque;
15 – Filhas lindas e poderosas;
16 - E, depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração (tataranetos) (em português, até o ta foi dobrado).
17 - Então, morreu Jó, velho e farto de dias. (a morte de quem Deus abençoa é por "enjôo" de dias)
Eu dependo da Graça de Deus.
Ev. Enoque Nogueira
Fonte: www.atosdois.com.br