sábado, 13 de março de 2010

Permanecer na caverna é perder tudo



Quem for ao museu do livro em Israel poderá contemplar alguns manuscritos do Mar Morto, e tentará entender a luta entre o Bem o Mal nos seus relatos. Se você subir no topo do Monte Tabor de lá verá a planície do Armagedon, lugar de grandes batalhas, homens que se enfrentaram de forma cruenta saindo e entrando respectivamente em cavernas opostas entre si , de lá para cá e mesmo muito antes disso o homem tem lutado para sair e depois de tudo procura sair de novo para num dado momento liderar outra saída e outra entrada num círculo vicioso que nunca terá fim .

A natureza humana é ávida por mudança , se tudo estiver no devido lugar a guerra nascerá nos corações entediado pela mesmice . Ávido para mudar sem saber para onde , mas a mudança se buscará , mesmo sem motivo nenhum se achará o caminho para uma suposta libertação, até mesmo libertadores que por motivos estranhos e escusos levarão a liberdade a outros povos de uma caverna para outra sem nunca achar uma razão para parar . Da necessidade de fuga ninguém escapa, os que olham para fora da caverna , logo brota na mente o desejo de fugir da inércia do atraso tecnológico. A Revolução Industrial apontou novos horizontes , enquanto isso crianças trabalharam como escravos, foi o domínio das máquinas e dos mercadores.

Todos fogem sabendo muito bem do que, ou não, mas; mesmos esses encontrarão motivos para buscar mais luz que haverá de apontar novos caminhos. O estágio que se almeja como o melhor poderá ser o mesmo que apontará a necessidade de uma mudança para algo mais adiante, muito além de nós. O Poder Econômico O topo de uma tecnologia poderá trazer um tédio jamais encontrado na história da humanidade , no livro de Apocalipse ( 18:22) fala da habilidade, a tecnologia e tudo o que é ligado ao mercado; a somatória de toda atividade da Babilônia comercial, que começa com vozes e instrumentos musicais, a arte ( tecno) e os artistas envolvidos com os grandes empresários (mercadores) do mercado de ações; sedutores da famosa ( Wall Street) Nações poderosas (G7) os sete países mais ricos do planeta mandam e desmandam, levantam e derrubam governos por meios de lances tecnológicos no mercado financeiro , são comparados a feiticeiros, no ápice da tecnologia . É lançada no mar a tecnologia e tecnocratas ; como sendo coisa ligada à Babilônia.

O homem da caverna É latente o desejo humano de libertação por isso mesmo alguns terminam em cisterna rotas tentando achar uma saída. Carl Marx, e tantos outros tentaram encontrar a Porta e não conseguiram. A busca de um Salvador também é latente , faz parte do gênero humano, o sentimento da queda é abrangente , assim todos buscam uma saída. Platão fala de um homem na caverna tão acostumado estava que não conseguia se adaptar fora dela, o Sol, as estrelas, as árvores, as cores, o espaço infinito , tudo causava uma impressão tão forte que na tentativa de sair voltavam ao mundo das sombras. Nietzche acreditava que a consciência do homem de que nada é verdadeiro constitui tanto uma ameaça quanto uma oportunidade .

Pensando assim, é admitir que sair de uma caverna onde nada é verdadeiro para outra onde nada é verdadeiro é como andar em círculo e ficar parado no mesmo lugar. Sem Deus no mundo é isso mesmo o que acontece. Saem do nada para lugar nenhum O primeiro é teísta, fala de uma caverna talvez ocasional, involuntária o segundo um ateu, fala de uma caverna proposital , construída para ser uma possibilidade para o mal ou para o bem, dizem que a filosofia de Nietzche espalhou muito joio no meio da Teologia. O desejo de sair de um uma situação para outra, pode ter como causa o tédio e a inquietação elementos decisivos para se tomar qualquer atitude. Muito mais válido é o desejo de combater o mal, estabelecendo o bem , a harmonia entre os seres humanos .

A tecnologia supostamente é usada em benefício dessa harmonia entre os povos. Mas ela criou muitos opostos. Insatisfeitos O desejo de estabelecer um novo "modus vivendi" nem sempre é prova de haver encontrado o melhor . Estudantes franceses em 1968, derrubaram o General de Gaulle , não tinham uma razão "racional" para a rebelião, pois eram, na maior parte filhos mimados de uma das sociedades mais livres e prósperas do mundo. (Francis Fukuyama) Estavam numa caverna da vida cuja paz era proporcionada pelo mundo, entediado pela mesmice lograram uma revolução ( événements) A insatisfação um dos pilares que constrói a caverna, algumas são justas outras apenas um pretexto para a construção.

Mesmos pilares mais justos , os motivos mais nobres, inicia na luz da porta da caverna para fora, mas; corre o mesmo risco de brotar no seu campo o espírito da caverna A insatisfação de alguns pelo desejo de aparecer , de ser reconhecido promovem e até alugam profetas e profetisas afim de justificar seus atos de guerra. Desde os tempos mais remotos, as contendas , as guerras surgem por banalidades, a reforma protestante foi legítima, contudo logo após , surge os Anabatista, e são perseguido por católico e protestantes. "Adieta de Spira ( 1529) a mesma em que os príncipes luteranos protestaram e por isso receberam o nome de Protestantes , aprovou o decreto imperial contra os Anabatistas. E desta vez ( encavernados) ninguém protestou. A única exceção foi o príncipe Felipe de Hesse, por esse decreto os Anabatistas são afogados nos rios em batismo de perseguição. O número de mortos provavelmente foi maior do que todos os que morreram durante os três primeiros séculos da história da Igreja. ( A Era dos Reformadores- pg. 101 Vol. 6)

Aquilo foi uma caverna após a fuga de outra caverna. Onde não existe a harmonia prevalece o espírito da caverna. O que pode vir a ser o homem? Francis Fukuayama cita certo filósofo grego criador do mito da Caverna : "Não existe matéria infinitamente mais digna para os filósofos do que todas essas árvores e pedras e , mesmo todas essas estrelas; existe a mente do homem . O que é o homem, e o que ele pode vir a se tornar ? " De lá para cá o homem tem saído da caverna primitiva cujas sombras eram conseqüência da luz solar para uma caverna moderna sob as sombras de uma luz artificial , tecnológica e avançada até para a sua própria época ; também chamada de " pós moderna." O anseio básico do próprio homem como um ser pensante é se tornar adulto, livre para ser, esse anseio é um componente da própria caverna que se constrói ao longo do tempo. Jesus chama o homem para fora no seu insistente "Vinde a Mim" Só em Cristo o homem encontrará a verdadeira libertação.

Uma caverna não é apropriado para buscar uma solução , veja Ló na caverna não foi feliz talvez fosse melhor ficar na cidade de Zoar na planície, Elias deprimido foi para a caverna , e o Senhor o mandou sair para enfrentar as adversidades. Elias fora da caverna era o profeta , escondido não era ninguém. Uma caverna pode Ter várias utilidades , lugar de refúgio, habitação transitória, nunca um lugar permanente para ficar. Permanecer na caverna é perder a oportunidades de ser Sal da terra e Luz do mundo é perder a visão do horizonte que está além de nós. A caverna de Maquedá, foi uma prisão para cinco reis que de lá saíram para serem executados à espada, por certo aqueles reis construíram uma imensa caverna para seus súditos que perderam a dignidade e até mesmo o direito de existir como povo .

Em Matrix, pode-se avaliara a expressão da alma humana buscando um libertador na luta do bem contra o mal, Zion no Sub-solo é um poder encavernado, o "enviado" não é Todo-Poderoso por isso luta a infindável guerra de guerrilha . Inconscientemente Matrix representa a humanidade dominada pelo poder econômico- tecnológico , carente de um libertador cria um enviado , mas, ele não é Todo-Poderoso. Jesus Todo-Poderoso, na sua volta matará o inimigo com um sopro e o destruirá com o seu glorioso aparecimento . ( 2 TS 2:8) e ordenará ao Anjo Forte que lance no mar a Babilônia Econômica. Conclusão: Olhando tudo isso do Monte Nebo ou do Tabor pode-se perceber a razão de tudo o que acontece no mundo.

O motivo para uma rebelião, uma guerra ou qualquer outra contenda pode ser a sobrevivência ou a simples necessidade de reconhecimento , a necessidade de se promover, de se mostrar como o melhor. Desde as arengas entre irmãos de sangue , passando pelas divisões no meio do protestantismo e chegando finalmente a todas as outras guerras , a do Iraque por exemplo. Digital "high tech " tida por libertária pelo seus agente, mas, tão propícia a cercear a liberdade e cruenta como as demais. A luta por mais tecnologia terminará numa centralização da máquina e tudo o que ela representa como sendo mais e maior do que o homem, alguns homens usando a máquinas escravizará e já escraviza outros homens até que chegue aquele que é o Libertador Todo-Poderoso , Jesus que ordenará ao Anjo Forte do Apocalipse que lance a mixórdia tecnológica no mar onde desaparecerá.

Bispo I. Barreto
www.metodistarenovada.com.br
Um parceiro Melodia


Nenhum comentário:

Postar um comentário