quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O perfil dos vencedores em Deus

Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Ministério de Madureira.
Pastor Presidente: Deiró de Andrade.
Ev. Jairo Correia Guirra - www.cidadepopular.com.br

Tema – O perfil dos vencedores em Deus



Hebreus, 11:32 a 38 - E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados dos quais o mundo não era digno, errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.

Hebreus 12:1 - PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.

Às vezes o pior de Deus é o melhor para nossas vidas.

Quando meditava nesta lição vi que ela tem objetivos importantes a destacar:


- Ela destaca que os heróis que Deus escolheu foram pessoas simples, e por isso se destacaram entre os outros.


- Ela destaca que qualquer pessoa pode aprender a relacionar-se diretamente com Deus, basta querer este relacionamento.


- Ela destaca que a mesma fé que salvou a muitos de forma milagrosamente, levou outros a morrerem por ela, a exemplo de Estevão.


Palavra Introdutória: Quando líamos a Palavra do Senhor o que nos deu a entender é que o escritor estava diante de pessoas e ali começa a contar a história de homens que Deus havia escolhido, e que no decorrer de seus ministérios cada um destes heróis, ele fez questão de mostrar que mesmo sendo escolhidos por Ele, fazendo muitas vezes o que Ele ordenava, tiveram os seus altos e baixos. Foram homens que Deus fez questão de mostrar suas qualidades e não omitir os seus defeitos, a fim de termos como base para não sofrermos hoje os mesmos deslizes que eles sofreram no passado. E uma das coisas que observamos nos heróis que Deus escolheu, é que eles assim como nós geralmente foram homens desacreditados, por parentes, amigos, por esposas, em fim, mais que pela fé viva que tinham dentro de si cada um deles se destacaram em sua época.
E quando o autor destaca a cerca dos heróis de Deus, ele deixa bem claro que heróis não surgem por acaso:

Diga – Heróis não surgem por acaso!!!

E quais eram as características dos heróis que Deus escolheu:


Eram pessoas desligadas deste mundo: Quando se fala que eram pessoas desligadas deste mundo significa que eram pessoas que viviam neste mundo, mais viviam em função de renúncias para servir a Deus bem, e por viverem para Deus tiveram as suas conseqüências, E QUAIS ERAM AS CONSEQUÊCIAS QUE SOFRIAM POR SERVIR A DEUS BEM - Eram pessoas que outras pessoas faziam questão de excluí-las do convívio social daquela época.


Eram pessoas que fecharam a boca de grandes leões: Quando se fala em fechar a boca dos leões significa que foram pessoas que viveram momentos de grandes injustiças no ministério, mais nem por isso abandonaram o seu posto e muito menos ao seu Deus, e por isso foram vitoriosos em Deus. QUEM NUNCA FOI INJUSTIÇADO NO MINISTÉRIO, QUEM NUNCA BRINCOU COM SEUS SENTIMENTOS NO MINISTÉRIO? DEUS MANDA VOCÊ ERGUER A CABEÇA, POIS ELE CONTA COM VOCÊ, OU VOCÊ ACHA QUE ELE NÃO ESTÁ VENDO.

Provérbios, 26:16 a 20 - O que, passando se põe em questão alheia, é como aquele que pega um cão pelas orelhas, como o louco que solta faíscas, flechas, e mortandades, assim é o homem que engana o seu próximo, e diz, fiz isso por brincadeira. Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda.

Aplicação – Nem sempre seremos livres de situações indesejáveis, mas, mesmo nelas, Deus pode nos fazer prosperar, Deus pode fazer seu nome ser glorificado em nós. (Se vós estiverdes em mim, e as minhas,,,,)

Daniel – A bíblia diz que Daniel foi injustiçado, mais continuou a fazer o que sempre fazia, ele orava três vezes ao dia independente do que pudesse ocorrer a ele.

Eram pessoas que apagaram a força de uma grande fornalha: Quando se fala em apagar a força do fogo significa que o que vai valer em qualquer situação é aquilo que é mais forte que o fogo, e o que pode ser mais forte que o fogo, se não o caráter e é o caráter do homem de Deus que vai apagar qualquer tipo de fogo. (Falsa acusação)

Falar de Jó o servo de Deus: Homem reto, integro, temente a Deus e se desviava do mal.

Eram pessoas que visualizaram o invisível: E quando se fala em visualizar o invisível fala-se do direto de escolha que temos através.


Tags: Vencedores em Deus, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel, Profeta, Daniel, Jó, Servo

Nenhum comentário:

Postar um comentário