sexta-feira, 11 de março de 2011

Delegacia Cristã Musical fiscaliza e pune atividades musicais dentro das igrejas

* * * Extraído do portal Melodia * * *

Desde março de 2009 funciona em São Paulo uma Delegacia Cristã Musical, um órgão da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) que tem como objetivo ordenar o trabalho dos músicos profissionais nas comunidades religiosas, nos estúdios, gravadoras e eventos de todo o segmento da música cristã. No primeiro momento caberá a Delegacia desenvolver um trabalho de conscientização com os músicos atuantes no cenário da música cristã, passando a eles informações de como legalizar sua atividade profissional. O assunto gera muita polêmica, pois garantirá aos chamados "levitas" direitos trabalhistas e cobrará de cada um deles o registro na OMB e em caso de infração penal que pode lhe ocorrer ao trabalhar sem essa carteira, o profissional será multado no valor de R$1.000,00 (mil reais) ou pegará de um a três anos de reclusão. A pena está prevista no Artigo 47 do código penal.

Segundo o presidente da OMB, Roberto Bueno, a ideia de criar a Delegacia Cristã é antiga, surgiu há cerca de uns trinta anos atrás, com o desejo de legalizar o músico e dar a ele todo o conhecimento legal da profissão que lhe é incumbida. O primeiro Delegado da Delegacia Cristã Musical é o doutor Milton José de Souza (foto), que tem 58 anos e está presente no meio musical há cerca de 35 anos. Foi Presidente do Ecade por cinco mandatos e atualmente também é vice-presidente do Sindicato dos Compositores e Intérpretes do Estado de São Paulo.

Aos músicos que ainda não possuem o registro da Ordem, podem procurar a delegacia para legalizar sua função. "Estamos prontos para receber os músicos que estejam passando por necessidades financeiras, e isso venha a se tornar uma dificuldade de tirar a carteira, nós estamos criando condições, facilitando o pagamento em três vezes, e tudo o que for possível fazermos para ajudar o músico a conquistar uma colocação profissional e viver da música a Ordem estará de portas abertas", disse doutor Milton, Delegado da Delegacia Cristã Musical da OMB-SP.

Fonte: Gospel Prime

Tags: levitas, delegacia cristã musical, OMB, Ecade

Nenhum comentário:

Postar um comentário