domingo, 23 de agosto de 2009

O verdadeiro Servo de Deus


Precisamos saber fazer a diferença
Texto Bíblico: II Reis cap. 2 vers. 4-11



Em um mundo onde tem sido “moda” ser chamado de “evangélico”, podemos afirmar, sem medo de errar que nunca se viu uma quantidade tão grande de cristãos nominais como nos dias de hoje. São crentes que não fazem nenhuma diferença em relação ao verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo.No texto acima mencionado, podemos perceber claramente, e aprender com o profeta Eliseu, sobre quais são as atitudes que um cristão verdadeiro precisa ter para conseguir fazer a diferença neste mundo de valores corrompidos onde tem sido visto uma tão grande inversão de valores. O mundo tem vivido um momento difícil. Estamos vivendo verdadeiramente o “final dos tempos”.

Hoje mais do que nunca, o mundo espera ver e conhecer cristãos verdadeiros que saibam fazer a diferença nos dias atuais! E se você deseja ser um destes cristãos que sabem realmente fazer a diferença, basta meditar (e praticar) as lições deixadas pelo profeta Eliseu, conforme podemos perceber em seguida:

Em primeiro lugar, precisamos reconhecer, e afirmar o seguinte: Cristãos que sabem fazer a diferença são aqueles que preferem seguir seu Mestre de perto (vers. 4 e 6). Eliseu fez questão de permanecer junto de Elias durante todo o tempo. Diferentemente dos “filhos dos profetas”, ele acompanhou seu mestre até o fim. Igualmente, o cristão autêntico, que se diferencia neste mundo, segue Jesus de perto. Em Lucas cap. 22, na narrativa da prisão de Jesus, no verso 54 lemos: “e Pedro seguia-o de longe”. Da mesma forma, atualmente existem muitas pessoas que estão seguindo Jesus de longe e a conseqüência direta disso são os vários escândalos que têm acontecido constantemente envolvendo pessoas supostamente “evangélicas”.

Em segundo lugar, precisamos reconhecer que Cristãos que sabem fazer a diferença são aqueles que imitam o modelo de vida de Jesus Cristo (v. 9). o texto em questão, podemos perceber que Eliseu pediu “porção dobrada” do espírito do seu mestre, que no caso, era Elias. Podemos entender com isso que o desejo ardente de Eliseu era ser igual, ou melhor, do que seu mestre. E é justamente este o grande desafio que a Palavra de Deus coloca para cada um de nós: imitar a Cristo e poder assim, sermos chamados de “cristãos” sem nenhum tipo de medo ou constrangimento. Em I Cor 11 vers.1, o apóstolo Paulo afirma: “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo”. Mas, infelizmente, as pessoas têm encontrado uma enorme facilidade de imitar quase tudo, menos o exemplo e a palavra de Jesus. Alguém disse certa vez: “A Bíblia nos ensina a nos contentarmos com o que temos, mas nunca com o que somos”. Mas, infelizmente, nos dias atuais, muitas vezes, as pessoas em geral (e até cristãos), têm feito justamente o contrário desta afirmativa.

Em terceiro lugar, precisamos reconhecer ainda que Cristãos que sabem fazer a diferença são aqueles que fazem uso do poder de Jesus (vers. 14). No momento em que Eliseu apropriou-se da capa de Elias, imediatamente começou a usufruir do mesmo poder que habitava em seu mestre. Podemos ver isso, de forma clara, no episódio em que Eliseu “feriu” as águas do rio Jordão com a mesma capa que havia pertencido a Elias. E foi justamente em conseqüência disso que os discípulos de Elias logo perceberam que Eliseu havia sido investido pelo mesmo poder (vers. 15). Da mesma forma, o nosso Mestre, Jesus Cristo, tem se disposto a nos dar poder, isto é; o poder do Seu Nome!



O cristão que sabe fazer a diferença neste mundo perdido é alguém que usufrui deste poder e pode facilmente demonstrá-lo no seu dia-a-dia. Não podemos nos esquecer do maravilhoso exemplo da Igreja Primitiva em Atos (Atos cap. 3 vers. 6, 16 e cap. 16 vers. 8), se realmente quisermos fazer a diferença neste mundo.

Um outro detalhe importante para o qual desejo chamar a sua atenção neste momento é o seguinte fato: Para que Eliseu chegasse a ponto de ocupar a função de profeta que, aliás, havia sido muito bem desenvolvida por Elias, foi necessário que se passassem 07 (sete) anos de profunda convivência e intenso aprendizado. E foi justamente isso que acabou por resultar num ministério tremendamente importante na vida do povo de Israel durante várias décadas. Mas, infelizmente, existem muitas pessoas que, de forma apressada, acabam por adotar uma atitude imediatista sem levar em conta o tempo de Deus para as suas vidas. Determinam, impõem e exigem de Deus tudo o que querem, ignorando que o tempo faz parte da vida em todas as esferas e circunstâncias.

Temos sido desafiados como crentes em Jesus a segui-lo de perto, ter comunhão com Ele, conhecer sua palavra e seu modelo de vida, imitá-lo, fazer a sua obra, representá-lo como seus embaixadores, mas, infelizmente, muitos cristãos, de forma apressada, acabam por tentar dar “jeitinho” em tudo e preferem seguir a Jesus de forma superficial, negligente e irresponsável. Se este tem sido o seu estilo de vida atual, Deus tem conclamado você a aprender com Eliseu a ter uma vida exemplar em todos os sentidos, mas principalmente no sentido espiritual. Que o Espírito Santo nos ilumine e nos capacite a fazer, não a nossa vontade, mas, acima de tudo, a vontade do nosso Deus, para que assim, de uma forma inconfundível, neste mundo em trevas, possamos verdadeiramente entender que precisamos saber fazer a verdadeira diferença!

Pastor Adilson Batista Amelio
Igreja Batista Peniel em Santa Cruz – RJ
Um parceiro Melodia

Nenhum comentário:

Postar um comentário