terça-feira, 11 de agosto de 2009

SBB lançará o programa social “Luz no Nordeste”

Extraído do Portal SBB

O programa Luz no Brasil ganhará, no dia 31 de agosto, mais um desdobramento, com o lançamento do Luz no Nordeste. Criado em 2008, pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) para atender comunidades em situação de risco social, o programa já engloba duas outras ações igualmente importantes: o Luz na Amazônia e o Luz no Sul do Brasil. A cerimônia de apresentação desta nova iniciativa, voltada à população nordestina, será realizada no Museu da Bíblia, em Barueri (SP), onde estará exposto o caminhão-ambulatório que circulará pelas comunidades carentes de atendimento médico e espiritual da região.


A ação é inspirada no programa Luz na Amazônia, que há 47 anos tem levado mais esperança e qualidade de vida à população ribeirinha da região amazônica, por meio de um barco-hospital, o Luz na Amazônia III. Decidida a replicar em outras regiões do país os impactos positivos alcançados com o programa Luz na Amazônia e ampliar sua abrangência, a SBB criou o Luz no Brasil, que tem como linhas de atuação o desenvolvimento espiritual; e a promoção da saúde, educação, cultura e cidadania. A primeira iniciativa foi o programa Luz no Sul do Brasil, que conta com o ônibus-ambulatório Rodas do Socorro, atualmente percorrendo a região do Vale do Ribeira, umas das mais problemáticas e carentes do Paraná.


Agora, o programa amplia ainda mais sua atuação, com a entrada em operação do caminhão-ambulatório, que leva o mesmo nome do programa e percorrerá a região no Nordeste. Como o ônibus que circula na região Sul e o barco amazônico, o caminhão Luz no Nordeste estará equipado com um ambulatório para dar apoio à equipe de atendimento. A expectativa é que, até o final de 2009, o caminhão realize seis viagens para os municípios pernambucanos de Abreu e Lima, Itapissuma, Recife, além de Alcantil, na Paraíba. Com isso, serão realizados mais de mil atendimentos a cerca de 600 pessoas em situação de risco social.


Em 2008, o programa Luz no Brasil conquistou resultados significativos. Em 65 viagens, foram realizados perto de 32 mil atendimentos, que beneficiaram cerca de 16 mil pessoas. "É muito gratificante para a SBB incluir o Nordeste nesta ação e ampliar o universo de comunidades atendidas. É um novo desafio que nos motiva a continuar disseminando a Palavra de Deus a todas as pessoas", afirma Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário